Rentrée de Outubro

No dia 1 de outubro começavam as festas no nosso prédio. Eram três edifícios. Um dos prédios tinha os aniversariantes e os outros dois tinham os convidados. Tudo começava no oitavo andar, passava ao décimo primeiro e por lá se mantinha até dia 4 de outubro. Éramos três meninas, do mesmo prédio, as grandes amigas e a fazer anos em apenas quatro dias de outubro. As festas que aconteciam no oitavo andar foram as que me deixaram marcas mais radicais na memória: desde conhecer a brincadeira do quarto escuro até comida a voar em direcção aos carros estacionados, valia tudo. Lembro-me de ser a festa onde eu via em abundância - coisa que não acontecia na minha casa - pães de leite miniatura, iogurtes, mousses de chocolate e joaninhas (mini bolachas de chocolate). Um fascínio! Ao mesmo tempo era uma dor na alma sentir tanta falta de respeito pela comida. Dias mais tarde havia a festa da amiga que fazia anos a 4 de outubro mas comemorava a 5. Uma festa mais tranquila onde me recordo da numerosa família que se juntava naquela casa. Um fascínio! Naquela festa brincávamos muito. E melhor... de quando em vez aparecia por lá o Carlos Alberto Moniz e os meus olhos brilhavam tanto! Era um início de Outubro sempre em festa! E ainda de férias escolares! Passados cerca de trinta anos, estou de volta à ribalta das festas, a rentrée de Outubro. Desta vez não sou eu e as minhas amigas, é o meu filho e os seus amigos. No próximo fim-de-semana tem uma agenda social mais carregada que qualquer chefe de estado. São apenas Q U A T R O aniversários dele, e um meu - o meu (já agora)! 4-1 ganha o Guerreiro de Voz Branca. Seguramente estas festas de anos já são em tudo diferentes das nossas. Já não há pais com a paciência dos nossos, que permitiam que as suas casas se transformassem em verdadeiras feiras ambulantes ou Arcas de Noé. Mas era tão bom poder desarrumar, desarrumar, construir, construir, desconstruir, mascarar, pintar, comer ... na nossa casa ou na dos amigos. Eram festas com um aroma a conforto. Hoje há pais/filhos traumatizados com o que viram e fizeram, e que encontram outras soluções ideais: quintas, espaços com insufláveis (argh!), jardins e pic nic. E será aí que passaremos o próximo fim-de-semana. Tenho a certeza que será tão divertido para o meu filho como eram as minhas festas. Tenho a certeza que para mim, só por mimetismo da felicidade do meu filho, também será divertido. Tenho a certeza que são Q U A T R O  festas! Tenho a certeza que hoje parecia uma central telefónica a enviar SMS de confirmação às famílias dos aniversariantes. Tenho a certeza que vai haver sol! E que não vai haver comida a voar de um oitavo andar ou o Carlos Alberto Moniz a cantar (com muita pena minha). Tenho a certeza que é importante para o meu filho. Tenho a certeza que é importante para o meu filho. Tenho a certeza que é importante para o meu filho. Tenho a certeza que é importante para o meu filho. Tenho a certeza que é importante para o meu filho. Tenho a certeza que serei uma "Mamã-táxi" on duty! Rentrée de Outubro já tinha saudades tuas !!! 

(li, algures, um pai a propor um best seller "As 1001 maneiras de nos escaparmos às festas de anos dos nossos filhos", se virem por aí à venda digam alguma coisa, agradeço)

(depois dou-vos nota destes locais)

(e parabéns à amiga do oitavo andar que hoje faz anos!)


Comentários

  1. Parabéns ao guerreiro e à guerreira :) Dias felizes temperados com muito carinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas